Os tempos mudaram, as pessoas também… e nessa onda de mudança as empresas acabaram tendo que se adaptar a uma nova realidade, onde apenas ter um produto de qualidade e um preço bom, não são mais garantia de uma empresa de sucesso.
Cada vez mais a parte humana da empresa tem sido motivo de sucesso ou fracasso das empresas, e o que muitos “líderes” não estão dispostos a entender, é que estamos na era em que eles tem que fazer valer a sua posição à frente da empresa, independente do título que lhes foi dado “chefe, patrão, manda-chuva…”, pois enquanto apenas pagar em dia era, no passado, o fator mais motivador pela falta de oportunidades, hoje “dar o exemplo” de verdade talvez tenha sido o fator que mais tem mantido funcionários fiéis.
Quando falamos de dar o exemplo, não estamos falando apenas sobre sermos corretos com as pessoas, mas de fatores que são rapidamente identificados pelos funcionários no dia a dia e que formam verdadeiramente a imagem do tal “líder”.
Não é raro estar a frente de um empresário e descobrir que ele busca soluções milagrosas para os funcionários “ficarem motivados”, “terem vontade”, ”buscarem se desenvolver”, ” ir atrás de conhecimento”. No ramos de vendas então esse paradigma é absurdamente maior: “ele sabe que se vender mais ganha mais, porque não vende?”
Eis a questão, porque está tão difícil o óbvio?
Para responder essa pergunta, voltamos a frases típicas como “essa geração não quer nada com nada”, “eles não dão valor”, e sim, existe uma parcela de pessoas que são mais acomodadas e que “trabalham de dia para comer de noite”, sem grandes expectativas, mas não estamos falando dessas pessoas, mas sim dos bons profissionais que muitas vezes, por não terem o melhor exemplo à sua frente, fazem apenas o “básico”, pois não existe uma admiração verdadeira pela liderança.
Mas de que forma posso gerar admiração?? Simples… esteja à frente mostrando que você também pode fazer o que está solicitando da pessoa, você quer que ela se desenvolva, faça treinamentos, se especialize, mas você tem feito isso também?? O líder não é o que entrega o “facão” e diz “agora abre caminho”, é aquele que diz “afiei meu melhor facão para abrir caminho mais rápido para você passar”, caso contrário, rapidamente você tem mais um concorrente, e acaba por mais uma vez transferir a responsabilidade “ele não vale nada, pegou todo conhecimento para me ferrar agora”, mas se você deu o facão e ele abriu o caminho e seguiu sozinho porque não tinha a linha invisível da admiração ligando os corações de vocês, o que mais você esperava dele?
Enquanto no passado pagar em dia era garantia de funcionário feliz e fiel, hoje apenas isso pode ser o principal motivo da tua concorrência e da tua conta aumentar.
O que segura o teu profissional contigo líder, é a capacidade de entregar a ele aquilo que não aparece na folha de pagamento, a tal “linha invisível”, a tal da admiração, caso contrário você continua sendo apenas o “patrão”, e esse cargo ele encontra em qualquer esquina!
A questão não é se você é o cara que paga a conta ou não, mas o quanto você está disposto a se tornar melhor no dia a dia para evitar que grandes profissionais apenas passem pela sua empresa, o quanto você está disposto a “afiar o seu facão”, e “abrir caminho mato a dentro”.
Assim como você contrata pelo currículo e demite pelo comportamento, o mesmo acontece do outro lado do balcão, pois apenas o nome da empresa e as possibilidades de crescimento, não são mais fatores suficientes para manter os melhores profissionais contigo, assim como num casamento, quando acaba a admiração, o resto todo vira frustração!