1- Entenda que você sempre tem 50% de responsabilidade em manter qualquer relacionamento nos “trilhos”, controle a sua ansiedade em tentar fazer a outra pessoa ser como você gostaria que fosse, faça a sua parte, ao invés de esperando que o outro faça a dele. Muitas vezes, apenas esse movimento já é o suficiente para que a outra pessoa comece a promover mudanças significativas, em busca da melhoria do relacionamento.
2- Saiba que as pessoas sempre nos trarão problemas, e quanto mais sentimento envolvido, maior o problema, mas se você focar no fato de que as soluções também sempre estão com as pessoas, talvez você já comece a enxergar a possibilidade de fazer do “limão uma limonada”, pois se você quer resultado positivo, a obrigação de colocar água e açúcar nesse suco é sua! Todas as pessoas tem seu lado bom e ruim, isso não é novidade, o que muda o resultado final é em qual dos dois lados você está focando!
3- Seja sincero e verdadeiro no seu sentimento com relação a outra pessoa, diga o que lhe incomoda, a maioria dos relacionamentos pessoais e profissionais acabam justamente pelo fato das pessoas não construírem esse diálogo, mas não confunda sinceridade com estupidez, saiba criar momentos confortáveis e busque palavras suaves para demonstrar a sua insatisfação, afinal de contas, é possível que a outra pessoa nem esteja percebendo que está te fazendo tão mal, e ainda existe a possibilidade dela estar passando por algum momento doloroso em sua vida, lembre-se “sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas”!
4- Entenda que a regra de ouro “faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você” nem sempre deve ser levada tão a sério, avaliando que as pessoas tem padrões de comportamento diferentes, e que esse padrão é definido a partir dos registros da sua história, muitas vezes o que é importante para você, para a outra pessoa, que enxerga o mundo sobre outra ótica, pode não ser importante, e isso não quer dizer que ela fez algo intencionalmente para te magoar, te prejudicar.
5- Promova ações direcionadas a ajustar o relacionamento e se mesmo assim você sentir que está muito distante da sua expectativa, você precisa decidir entre diminuir a sua e expectativa, ou partir para “outra”. Muitas vezes ficamos insistindo num relacionamento pessoal ou profissional que rapidamente, ao invés de nos levar adiante, nos afunda cada vez mais, e ficar reclamando da situação só te faz contribuir na construção desse “buraco”. Muitas vezes a solução para acabar com a sua insatisfação está na apenas na sua decisão!