1-Engula seu orgulho, e fale sobre seus sentimentos, mesmo que você não tenha certeza do quanto a outra pessoa mereça seu amor e seu perdão, não guarde para si, com certeza a paz no seu coração tem muito mais valor do que o rancor do coração alheio!
2-Pense antes de falar, se você está envolvido emocionalmente com uma situação delicada, e os “ânimos” estão alterados, sua melhor palavra é o silêncio… existem perguntas que não precisam ser respondidas, e respostas que não devem ser questionadas… se você tem um problema a tendência emocional é multiplicá-lo, e somente teu silêncio poderá evitar isso!
3-Tente entender o que motivou a situação, e saiba que os outros não tem a obrigação de ter as mesmas motivações que você. Por isso, é possível que teu julgamento precipitado te cause muito mais arrependimento do que entendimento!
4- Coloque-se no lugar do outro, releve algumas injustiças e chateações, avalie a possibilidade de você estar equivocado, e mesmo que sinta que você não tem responsabilidade pelo “estrago”, peça desculpas, pois é provável que de alguma forma você poderia ter ajudado a evitá-lo!
5- Estabeleça as prioridades que o teu coração manda, não que as pessoas exigem, muitas vezes uma pia cheia de louças, e uma cama desarrumada significa um filho amado, que não sofre de carência, que não vira um adulto viciado em ansiolíticos e antidepressivos, e não uma mãe relaxada!