1- Avalie e estude o cliente, prepare-se para buscar o “sim”, tente entender sua realidade, suas motivações, sua forma de pensar. Quanto mais próximo você chegar dessa identificação, maiores serão as chances de afastar o NÃO!
2- Adapte a linguagem e a postura do perfil do cliente, assim como os irmãos que nascem da mesma barriga e são criados pelos mesmos pais, mas são muito diferentes na sua forma de pensar e agir, com os clientes não é diferente! Não é porque os dois querem comprar um apartamento e não uma casa que os motivadores são os mesmos, então é preciso se adaptar ao padrão de cada um para tentar identificar a sua maior motivação, pois é isso que começa a gerar internamente o desejo do SIM!
3- Se interesse verdadeiramente pela “PESSOA” cliente, e não somente pelo “SIM” do cliente, enquanto você não entender que para chegar no bolso, você tem que passar pelo coração, continuará sendo um mero apresentador de produtos ou serviços, um mero tirador de pedidos!
4-Fale 10% do tempo e ouça 90%, o cliente é o protagonista da história, não você. Contenha a ansiedade de querer logo ir para o fechamento, de querer ficar adivinhando o que verdadeiramente vai ser o motivador do sim do cliente, se você tiver paciência e ouvir, pode ter certeza que em algum momento ele vai te dizer!
5- Seja verdadeiro com o cliente, ele precisa sentir suas reais intenções, afinal de contas ele vai comprar sua capacidade de vender e não seu produto ou serviço, se você ainda pensa que não vende mais porque não tem o melhor preço, provavelmente você não entende nada de venda. Transparência e franqueza são as melhores vantagens que você poderá oferecer ao teu cliente!