1- Fique atento às suas emoções, tolerância é algo que precisa aparecer como “limitador” para evitar o pior, e não é tão fácil assim de colocá-la na jogada, para isso é preciso que você se perceba, sinta seus limites, assuma o controle que internamente parece ser impossível, mais importante do que saber “que horas são”, ou “o que vou vestir hoje”, é saber “como estou emocionalmente”, essa resposta, e o que você faz com ela, poderá garantir o sucesso do seu dia!

2- Saiba a hora de “sair de cena”, se você perceber que está muito alterado emocionalmente e não conseguirá ser tolerante, o melhor a se fazer é pedir licença e se ausentar, esse já é um grande passo em busca dessa evolução chamada tolerância, ao menos você evitou o pior, pois teve a capacidade de lidar com o seu limite emocional.

3- Entenda que, sobre uma situação, existem vários “certos” e “errados”, e que o seu posicionamento é apenas mais um… o seu certo pode ser o errado do outro, e vice versa, e que se estamos falando de pessoas diferentes, não é o fato do certo do outro me parecer errado que vai ter que mudar o meu posicionamento… a única questão que não podemos discutir ainda nessa linha de raciocínio ainda é a matemática, que é exata, mas na disciplina chamada “pessoas”, exatidão é palavra proibida!

4- Tente prever situações desconfortáveis. Se você sabe que vai estar em um ambiente com algumas pessoas, prepare-se emocionalmente para situações de desgaste que possam vir a acontecer, imagine-se conversando com aquela pessoa e tudo o que possa vir a te “tirar do seu eixo”, imagine-se lidando com essa situação, e com essa pessoa, e já simule mentalmente a melhor forma de lidar com isso, treinar suas emoções não é nada fácil, mas é possível, para isso você deverá estar no comando, não elas!

5- Ouça a pessoa e concorde com ela, por mais que sua opinião seja completamente contrária ao posicionamento da pessoa. Entenda que isso é muito diferente de “falsidade”, você não está concordando com a opinião dela, mas respeitando ela, pois consegue compreender que se a pessoa tem essa opinião e essa postura é porque tem seus motivos, e vocês apenas tem uma motivação diferente, e não há nada de errado nisso!